NORTE DA ANESTESIA 2014
PT | EN

Congresso Internacional de Anestesiologia do Porto

Mensagem de Boas-Vindas da Comissão Organizadora

Caro Colega

É com grande prazer que o recebemos na nossa maravilhosa cidade. O Porto acolhe, desta forma, não só um dos mais importantes Congressos de Anestesiologia em Portugal, mas proporciona também aos visitantes e congressistas, uma oportunidade para conhecer, os prazeres intangíveis e as descobertas, desta capital multifacetada do Norte de Portugal. As atividades à beira-mar, os passeios históricos, os eventos gastronómicos ou culturais, e outros pontos de especial interesse, tanto ao nível da paisagem urbana, campestre como marítima, estão presentes de forma permanente e superlativa na nossa região.

A disponibilidade destas diferentes alternativas, a uma distância muito curta do ponto congresso, está presente para agendamento e programação. A segurança, a simpatia dos preços e a diversidade de opções, constituem um claro atrativo que convidamos os nossos visitantes a desfrutar.
O Vinho do Porto, como um embaixador conhecido da nossa região, leva a uma multiplicidade de escolhas, quer no Porto - centro da cidade ou a uma curta distância deste local, nomeadamente na zona ribeirinha de Gaia. Os passeios de barco pelo rio Douro estão disponíveis numa paleta de opções, maioritariamente organizados para agradar os visitantes, numa região considerada como Património Mundial da Humanidade, galardão este concedido pela UNESCO.

O nosso Congresso, O Norte da Anestesia 2013, é organizado a cada ano, num esforço conjunto dos três principais Centros Hospitalares da região, a saber: Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar de São João e Centro Hospitalar de Gaia / Espinho. Em conjunto, estes três hospitais somam 2.500 leitos de internamento e os seus Serviços Anestesiologia congregam mais de 200 Anestesiologistas seniores, 60 residentes de anestesia, anestesiando mais de 100 mil doentes por ano.

A nossa visão, neste congresso, é ter a melhor seleção de palestras e palestrantes possível, dentro da razoabilidade de opções existentes, em paralelo com um excelente corpo docente, acompanhado por uma recepção calorosa aos nossos hóspedes, num ambiente de alegre e saudável convívio durante todo o evento.

Tradicionalmente, e de acordo com os principais pilares da nossa especialidade, a medicina peri-operatória, a medicina de emergência, os cuidados intensivos e medicina da dor, estão entre os principais temas genericamente abordados; no entanto, a Comissão Organizadora incorpora frequentemente outros temas especialmente relevantes e/ou atuais, sendo que em 2013 a SEGURANÇA EM ANESTESIOLOGIA, se apresenta como tema geral do Congresso.

Contando com a sua visita este ano, enviamos os nossos cumprimentos e esperamos recebê-lo em breve no Porto.

Dr. Humberto Machado
Diretor do Serviço de Anestesiologia
Centro Hospitalar do Porto, EPE
Dra. Fernanda Barros
Diretora do Serviço de Anestesiologia
Centro Hospitalar de S. João, EPE
Dra. Manuela Canas
Diretora do Serviço de Anestesiologia
Centro Hospitalar de V.N.Gaia/Espinho, EPE